Sustentar-se contra a força da gravidade pode parecer simples, mas exige diversos mecanismos do corpo.

A musculatura postural é naturalmente muito susceptível a retrações e tensões, estando sempre envolvida nas alterações posturais e nos casos de dor relacionados com a postura.

O RPG busca trabalhar a musculatura postural com uma abordagem global do corpo humano. São adotadas posturas de tratamento, onde o paciente tem vários grupos de músculos trabalhados ao mesmo tempo, que são alongados e reequilibrados. As mãos do terapeuta realizam correções nas articulações e na coluna e ajudam o paciente a ter uma melhor consciência corporal.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da Fisioterapia que visa a saúde integrada a partir do ajuste entre as estruturas do corpo. Apesar de ser comumente relacionada ao tratamento de disfunções do aparelho locomotor, a RPG em sua originalidade contribui para a reeducação do ser integrado, agindo, portanto, sobre todos os sistemas do organismo humano, seja direta ou indiretamente.

É uma técnica, de origem francesa, muito usada para correções posturais: escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda), hiperlordose, etc.

Os desvios posturais causam inúmeros problemas, dos quais o paciente nem pensa que a causa seja o desvio postural. Podemos citar como exemplo, a barriga saliente. O paciente é “barrigudo”, tenta inúmeros tratamentos para obesidade, faz abdominais incansáveis nas academias de ginástica, mas não consegue resultado algum. O problema muitas vezes está na curvatura chamada “hiperlordose”.

Esta curvatura, que ocorre na coluna lombar, faz com que a barriga seja projetada para frente, que causa mais peso na coluna, formando um círculo vicioso de dor e efeito antiestético. Este desvio da coluna é muito mais comum do que se possa imaginar, acometendo uma grande parcela da população.

Outro exemplo de como a postura da coluna é importante, é o caso de hérnia de disco causada por escoliose. Felizmente a R.P.G. oferece resultado para estes e outros problemas posturais, sem sofrimento. É um tratamento agradável, sem uso de medicamentos, apenas com manipulações sobre a coluna, pernas e braços do paciente.

A partir do momento que conhecemos melhor nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.

As sessões de RPG são individualizadas e aplicadas por fisioterapeutas com formação especializada. O RPG é indicado para:
• Alterações e deformidades posturais
• Escoliose
• Hiperlordose
• Hipercifose
• Pés planos e cavos
• Joelhos valgos e varos
• Dores musculares e articulares
• Dores na coluna
• Hérnias de disco e protusões
• Dor Ciática
• Artroses
• Bursites e tendinites

A técnica é indicada para qualquer idade e para gestantes.

O tratamento beneficia pessoas com o quadro álgico exacerbado e pessoas com má postura.

Sessões semanais garantem bons resultados.

Todas as pessoas podem melhorar sua postura, no trabalho, em casa, no lazer e até mesmo ao dormir, por exemplo.

Consulte um de nossos profissionais e tenha a satisfação de garantir ao seu corpo o bem-estar que você merece.