Especialista em Pilates para gestantes, Ludmila Pedroso, do CGPA, em São Paulo, explica que os movimentos exigidos pela prática ajudam a:

- Evitar as famosas dores nas costas, melhorando a postura

- Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna

- Trabalhar os braços, importantes para cuidar do bebê, que vai ficar cada vez mais pesadinho

- Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo

- Auxiliar a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde)

- Estabilizar as articulações contra possíveis lesões

- Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra

 

Seu bebê também agradece

O bebê também é beneficiado quando a mãe pratica Pilates:

- Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele;

- Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso;

- Sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima!

 

Precaução

Não é aconselhável praticar Pilates (ou ioga) sozinha. “Especialmente da metade da gravidez para a frente, a grávida só deve praticar exercícios acompanhada de um profissional”, frisa Alexandre Pupo. “É que, com o crescimento do útero, o centro de gravidade do corpo da mulher se desloca para a frente e seu eixo de equilíbrio fica alterado. Se ela não estiver acompanhada, pode correr mais riscos de cair”, avisa o médico.

Fonte: Bebê Abril